Adidas e Puma, a incrível história

A Adidas e Puma têm bem mais em comum do que estarem entre os maiores fabricantes de artigos esportivos do mundo.

Na Alemanha de 1924 dois irmãos iniciaram a fabricação de calçados de pano em uma pequena fábrica chamada “Gebrüder Dassler Schuhfabrik”, em português “Fábrica de Calçados dos Irmãos Dassler”.

Essa fábrica pertencia a Rudolf e Adolf Dassler, esse era conhecido pelo apelido de Rudi e este conhecido “Adi”. Os negócios de calçados dos irmãos Dassler ia de vento em polpa. Em 1936, nas Olimpíadas de Berlim os sapatos de sua fábrica foram utilizados pelo atleta Jesse owens, que ganhou 4 medalhas e levou o nome da fábrica “as alturas”.

Os negócios iam bem mas o relacionamento entre os irmãos ia na contramão desta via, tanto que em 1948 os irmãos separaram a sociedade e montaram suas próprias empresas.

“Adi” fundou a Adidas e Rudi fundou a Ruda que posteriormente foi chamada de Puma. Ambas fábricas ficavam na cidade de Herzogenaurach, uma de cada lado do rio que dividia a cidade.

Adidas e Puma cresciam muito, assim como a briga entre elas, tanto que nos anos 70 a americana Nike surgiu e desbancou as duas marcas Alemãs.

Mesmo após a morte de Rudolf (1974) e Adolf (1978) a rivalidade continuou.

Hoje, em um mercado bem diferente e mais competitivo, Adidas e Puma, além de disputarem com outras marcas  contratos de fornecimento de materiais esportivos, também trabalham duro para desenvolver produtos cada vez mais sofisticados para atender a forte demanda do mercado.

Artigos Similares:

 avatar

Author: Paddy

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>