Carros

Álcool ou Gasolina, o que é melhor para o bicombustível?

As constantes alterações nos preços internacionais do petróleo e da safra nacional de cana de açúcar fez com que o brasileiro durante muito tempo ficasse indeciso quanto a comprar um carro á álcool ou gasolina.

No momento de safra farta e petróleo em alta o álcool era a melhor alternativa, mas logo a safra caia e o carro antes econômico passava a ser um sumidouro de dinheiro.

Essa situação se repetiu por muitos anos, até que chegaram os carros com motores flex ou bicombustíveis, que aceitavam tanto o álcool como a gasolina ou mesmo a mistura de ambos em qualquer proporção.

Resolvido um problema, surge outro, com qual combustível o carro é mais econômico, álcool ou gasolina? Idéias mirabolantes como ter que abastecer um carro flex as 5 primeiras vezes com álcool, depois com gasolina e voltar ao álcool para atingir o “equilíbrio” no consumo foram ventilads, mas não passavam de “achismo”.

Técnicos e engenheiros fizeram estudos sobre as possíveis variações de consumo e chegou ao consenso que o carro movido à álcool consome 30% a mais que o movido à gasolina. Sendo assim, o álcool deve ser no máximo 70% do valor da gasolina para ser mais vantajoso, conforme abaixo:

Segue tabela com exemplo (álcool ou gasolina):

Preço álcool     Preço gasolina          Diferença        Combustível mais econômico

1,00                         2,00                  50%                               Álcool

1,30                         2,00                   65%                              Álcool

1,40                         2,00                  75%                               Casolina

1,80                         2,00                  90%                              Gasolina

Sendo assim, para que o álcool seja economicamente viável, o seu preço não pode ser superior a 70% do preço da gasolina.

Artigos Similares:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *