Algumas Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Bonsai – Como Cuidar De Um Bonsai – Cuidados Necessarios

A tradução de bonsai significa árvore na bandeja, e o primeiro povo a cultivar a planta foram os chineses e não os japoneses como muitos pensam.

Muitos pessoas não imaginam e gostariam de saber como aquela árvore pequena, fica com os ramos ”tortos”. Na verdade os bonsais precisam da ajuda das mãos humanas para ficar com formato de ramos diferentes.

O bonsáista como é chamado, é um escultor responsável por modelar as plantas, fazer podas, mudas, cortar as raizes, eliminar certos ramos e ainda, usa o arame para redirecionar certos ramos, e ele quem dá dicas de como cuidar de um bonsai.

O bonsai é cultivado em um vaso raso, para evitar que as raizes cresçam demasiadamente, sendo ainda assim, necessário o replantio e a poda das raízes, aparando-se por volta de um terço delas. O excesso de raizes, impede a drenagem da água, deixando o solo saturado, prejudicando a planta, que não apresentará a beleza que se espera. 

Se você é um admirador de bonsai e está pretendendo comprar um, mas fica preocupado em como cuidar de um Bonsai, nos coletamos algumas dicas de cuidados que está magnífica planta necessita.

Cultivar bonsai pode ser uma atividade simples e que nos exige pouco tempo de dedicação. Ela precisa das mesmas condições que uma árvore comum necessita, água, sol e vento.

A primeira dica de como cuidar de um bonsai, recomendando por especialista é que o bonsai seja comprado em uma floricultura ou por um bonsaista. Os bonsais comprados em supermercados, geralmente são plantas que não possue o subtrato (terra), adubação ou foram mantidas em condições não adequadas de cultivo.

Veja também com o vendedor, qual o melhor tipo de planta para o local onde você a levará, por exemplo, apartamento ou casa. Ele também poderá indicar espécies de plantas mais resistentes a falta de água, climas quentes ou frios.

Outra dica de como cuidar de um bonsai, é deixar o bonsai na varanda ou no quintal, onde ele possa tomar o sol, pelo menos o da manhã. Girar o vaso para que a planta tome sol de todos os lados.

Necessário regar o bonsai todos os dias pela manhã, exceto os dias que ele tomar muita chuva. Deverá regalos bem até que a água saia pelos furos do vaso e deixar que o solo vá secando ao longo do dia. Por isso a importáncia do subtrato (terra) adequada. Se o subtrato for muito argiloso, ele ficará enxarcado, podendo as raizes apodrecer. Evite o uso de adubos químicos, utilize adubos naturais.

Quanto a poda dos galhos e raizes, no inicio recomenda-se que seja levado a um bonsaista, ele passará as dicas e depois você mesmo poderá fazer.

O replantio vai depender muito da planta e da forma que foi cultivada, geralmente é feito a cada dois anos.

Segundo especialistas, cultivar um bonsai não é complicado, e você terá muito prezer em possuir e acompanhar o desenvolvimento da planta e sua produção de flores e frutos.


Artigos Similares:

 avatar

Author: Rosana

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>