Banksy – Grafiteiro profissional

A cidade inglesa de Bristol é onde nasceu e mora o artista de rua Banksy. A identidade real do artista é mantida em segredo pelo mesmo, mas acredita-se que tenha nascido em 1975 ou 1976 e desde os 14 anos faz as “pichações” pelos muros da cidade.

Com um histórico de expulsões de escolas e pequenas contravenções, Banksy tornou-se uma referência em grafitagem, mais especificamente em pinturas com stencil. Pelos muros e fachadas de Bristol facilmente encontram-se suas obras, que são críticas a problemas sociais, políticos ou fazendo menção a algum momento histórico.

De “pichador” passou a celebridade. Banksy lançou um livro em 2010 com seus melhores trabalhos, e tem sido obra obrigatória nos lares de sua cidade natal.

Ganhou notoriedade ao fazer trocar 500 cds da cantora Paris Hilton em uma loja em Londres, por cópias adulteradas.

Impossível não impressionar-se com suas obras, além das críticas sócio-políticas, também aproveita de objetos e de locais para fazer suas “pinturas” interagirem com o ambiente.

De tão celebridade que tornou-se em Bristol, funcionários contratados pela prefeitura para apagar uma pichação em um muro foram advertidos por terem passado tinta sobre uma das obras de Banksy por engano.

Vale a pena ver algumas de suas obras e contemplar a irreverência e criatividade desse artista de rua no site www.banksy.co.uk.

Artigos Similares:

 avatar

Author: Paddy

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>