Diabetes Mellitus – Sintomas

 

O que é ?

Diabetes mellitus, muitas vezes referida como o diabetes é um grupo de doenças metabólicas em que uma pessoa tem alta de açúcar no sangue, ou porque o organismo não produz quantidade suficiente de insulina, ou porque as células não respondem à insulina que é produzida. Este açúcar elevado no sangue produz os sintomas clássicos de poliúria (urinar com frequência), polidipsia (aumento da sede) e polifagia (aumento da fome)

Existem três tipos principais de diabetes:

  • Diabetes Mellitus tipo I:Ocasionado pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença auto-imune, levando a deficiência absoluta de insulina;
  • Diabetes Mellitus tipo II:Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção;
  • Diabetes Gestacional:Circunstância na qual a doença é diagnosticada durante a gestação, em paciente sem aumento prévio da glicose.

Outras formas de Diabetes Mellitus:quadro associado a desordens genéticas, infecções, doenças pancreáticas, uso de medicamentos, drogas ou outras doenças endócrinas.

 

Como se desenvolve?

  • Formas clínicas: São várias as causas do Diabetes Mellitus.

- No DM tipo I, a causa básica é uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta).

- No DM tipo II, ocorrem diversos mecanismos de resistência a ação da insulina, sendo o principal deles a obesidade, que está presente na maioria dos pacientes.

- Nos pacientes com outras formas de DM, o que ocorre em geral é uma lesão anatômica do pâncreas, decorrente de diversas agressões tóxicas seja por álcool, drogas, medicamentos ou infecções, entre outras.

Os sintomas do DM são decorrentes do aumento da glicemia e das complicações crônicas que se desenvolvem a longo prazo.

Os sintomas do aumento da glicemia são:

  • Sede excessiva;
  • Aumento do volume da urina,
     
  • Aumento do número de micções;
  • Surgimento do hábito de urinar à noite;
  • Fadiga, fraqueza, tonturas;
  • Visão borrada;
  • Aumento de apetite;
  • Perda de peso

 

Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem levar a complicações severas que são a cetoacidose diabética (no DM tipo I) e o coma hiperosmolar (no DM tipo II).

Os sintomas das complicações envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas, entre outras.
 

Os objetivos do tratamento de Diabetes Mellitus são dirigidos para se obter uma glicemia normal tanto em jejum quanto no período pós-prandial, e controlar as alterações metabólicas associadas.

Procure um médico imediatamente em caso de suspeita.

 

Artigos Similares:

 avatar

Author: Rosana

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>