Esclerose Múltipla – Entendendo o que é

A atriz Cláudia Rodrigues sofre com a esclerose múltipla

A esclerose múltipla trata-se de uma doença neurológica crônica com efeito sobre o cérebro e cordão espinhal. Diversos sintomas podem caracterizar a doença como problemas com a visão, significante alteração das sensações, fraqueza muscular, dificuldade na fala e na coordenação motora e também depressão.

Esses sintomas devem-se pela esclerose múltipla afetar os neurônios e cordão espinhal, que são responsáveis por criar o raciocínio, percepção, movimentos e levar estas informações para cada órgão do corpo.

Os neurônicos são revestidos por uma camada de gordura que servem de proteção e auxiliam na transmissão dos sinais elétricos. A esclerose múltipla destrói essa camada, desintegrando aos poucos os neurônios, que ficam em pedaços pelo cérebro e coluna espinhal.

Apesar da causa ainda ser desconhecida, acredita-se que esse processo ocorre pelo ataque do próprio sistema imunológico do indivíduou ao seu sistema nervoso, caracterizando desta forma a esclerose múltipla como uma doença autoimune.

A maioria dos pacientes tem uma vida normal, contudo em casos mais severos podem ocorrer problemas de mobilidade dentre outros. Ainda não é conhecida uma cura, mas os sintomas podem ser evitados ou diminuidos através de um tratamento adequado.

A esclerose múltipla tem início normalmente entre 20 e 40 anos de idade, afetando mais mulheres do que homens.

A empresa farmacêutica Biogen Idec iniciou projeto pioneiro para simular os sintomas da esclerose múltipla com o objetivo de criar um vínculo maior entre o paciente e o médico e também entre os familiares, que podem sentir o mesmo que um paciente em um momento de crise.

 Aqueles que utilizarem o simulador poderão sentir o que é tentar levantar uma xícara e não conseguir, como se algo a puxasse para baixo. Tentar pagar uma conta e não saber quais as cédulas que estão em sua mão. Tentar caminhar mas as pernas não se mexerem.

Sem dúvida esse simulador auxiliará na busca da cura ou tratamentos ainda mais eficientes para amenizar os efeitos das crises de esclerose múltipla (ms ou em).

Artigos Similares:

 avatar

Author: Paddy

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>