Cultura

Expressões populares ditas erradas

O Brasil é um país riquíssimo em expressões populares, sendo criadas novas todos os dias, mas a exemplo do que ocorre com aquela brincadeira do “telefone sem fio”, em que uma pessoa vai dizendo bem rápido uma palavra ou frase para a pessoa do lado até terminar uma fila e a última pessoa diz algo completamente diferente da palavra ou frase inicial.

Muitas expressões populares acabam por serem alteradas pelo passar de uma pessoa para outra, sendo o aquele que ouve não escuta muito bem e repete para outro de forma errada, e por aí vai o erro, aumentando cada vez mais e criando as mais estranhas expressões.

A seguir algumas dessas pérolas das expressões populares, que muito provavelmente você já tenha ouvido e nunca imaginou que estariam erradas.

1. “Hoje é domingo, pé de cachimbo” – Teria o cachimbo pé? Não, o correto é “hoje é domingo, pede cachimbo”;

2.  “Aquele menino não para quieto, está com bicho carpinteiro” – Existe algum bicho que é carpinteiro? Talvez o castor, mas nesse caso a expressão correta era “bicho no corpo inteiro” e não “bicho carpinteiro”;

3. “Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão” – A batata é um tubérculo que a raiz fica sob a terra e somente a rama sobre a terra, então o correto desta expressão é “Batatinha quando nasce, espalha rama pelo chão”;

Essas são algumas, no próximo post mais algumas dessas pérolas.

 

Artigos Similares:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *