Impotência Sexual

A impotência sexual conhecida como disfunção erétil (DE), ou às vezes dificuldades de ereção, ocorre quando os homens são incapazes de alcançar ou manter uma ereção adequada para relação sexual.

Sintomas da impotência sexual

Um homem pode achar que ele é incapaz de conseguir uma ereção, ou que ele não pode sustentar a ereção o tempo suficiente para o intercurso sexual. Homens com disfunção erétil podem sentir raiva ou culpa, e ficar deprimido. Muitos perdem o interesse em sexo e relacionamentos sofrem frequentemente.

Causas da Impotência sexual

Acredita-se que 70 por cento dos casos tem causas físicas e 30 por cento causas psicológicas. No entanto, muitas vezes existem razões físicas e psicológicas para a condição.

A maioria dos homens têm uma experiência em algum momento de suas vidas, quando não conseguem alcançar ou manter uma ereção, como resultado de fadiga, estresse ou consumo excessivo de álcool.

Entre os homens mais jovens, ED é frequentemente causada por ansiedade – apenas sobre sexo, agradar o seu parceiro ou de  grávidar a parceira. No esforço de meia idade, excesso de trabalho e cansaço, muitas vezes desempenham um papel.

Entre os homens mais velhos, as causas físicas se tornam mais comuns.  Estes incluem diabetes tireóide ou problemas renais, pressão arterial alta, danos aos nervos ou vasos sanguíneos, cirurgia pélvica ou trauma, tabagismo pesado e os efeitos colaterais da medicação.

No entanto, uma das causas mais comuns é a aterosclerose – danos aos vasos sanguíneos pequenos que controlam a oferta de sangue para o pênis. Na verdade, os pesquisadores advertiram que a disfunção erétil pode ser um aviso prévio de aterosclerose generalizada que pode levar dentro de um par de anos a um ataque cardíaco. Problemas psicológicos também podem ser relevantes no ED, e incluem depressão, problemas  de relacionamento e preocupações.

Os tratamentos para impotência sexual

 

O tratamento depende da causa subjacente. O primeiro passo é conversar com alguém que entenda o problema, como o seu médico ou um especialista devidamente qualificado. Eles vão ajudar a verificar se há causas físicas, aconselhar sobre tratamentos e encaminhá-lo a um terapeuta adequado, se necessário. Pode também ajudar a falar com seu parceiro sobre o problema, e aconselhamento sexual pode ser uma opção.

Na última década, novos medicamentos por via oral (comprimidos), que ajudam o homem a conseguir uma ereção, melhoraram radicalmente o tratamento da disfunção erétil. Essas drogas funcionam para a maioria dos homens afetados, independentemente da causa. Mas eles podem causar efeitos colaterais importantes. Assim, outros tratamentos ainda têm um lugar – que incluem ajudas mecânicas, tais como bombas de vácuo ou implantes penianos, e medicamentos como a terapia intra-uretral pelota e injeções no pênis. Seu médico deve ser capaz de ajudá-lo a encontrar um tratamento adequado para você.

Para reduzir o risco de disfunção erétil, evitar fumo e álcool em excesso, comer de forma saudável, fazer exercícios físicos regulares e certificar-se de relaxar e descansar bastante.

 

Dr Trisha Macnair

Artigos Similares:

 avatar

Author: Rosana

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>