Manteiga ou Margarina, qual é melhor?

As diferenças entre a manteiga e a margarina têm sido alvo de debates entre pesquisadores já há muito tempo. Presença praticamente certa em quase todo café da manhã brasileiro e também em boa parte do mundo, de tempos em tempos é levantada a dúvida: manteiga ou margarina qual é melhor?

Apesar de serem gorduras e muito semelhante visualmente, ao analisarem-se suas composições químicas verifica-se que na realidade são muito diferentes.

 

A manteiga

Derivada do leite, portanto de origem animal, não possui gordura hidrogenada e nem interesesterificada, não contendo asssim a temida gordura trans, que  contribui para a formação de placas nas artérias e para o aumento da pressão arterial e dos riscos de infarto ou derrames.

Desta forma, a manteiga é mais fácil de ser metabolizada, contudo, a quantidade de de gordura saturada, e por sua vez o colesterol, é bem mais alta.

Por muito tempo a manteiga foi vista como prejudicial à saúde por ser uma fonte de colesterol, mas estudos demonstraram que o consumo moderado não é o grande responsável pela obesidade de doenças cardíacas. Comprovou-se que o maior problema é o consumo de gorduras trans e ingestão excessiva de ácidos graxos ômega 6 combinada com o consumo baixo de ácidos graxos ômega 3.

Portanto pessoas que não têm altos níveis e colesterol podem utilizar a manteiga sem preocupação, pois nosso organismo possui enzimas para digerir a gordura saturada e é muito mais fácil metabolizar a gordura natural que as industrializadas.

Margarina

São produzidas a partir de óleos vegetais líquidos, que são processados quimicamente para adquirirem a consistência sólida e cremosa. No Brasil, é obrigatória a adição de derivados de leite, sendo a quantidade de gordura devendo ficar entre 64% e 82%, conforme regulamenta a Anvisa.

Todas a margarinas vendidas no Brasil têm no rótulo “zero trans”, o que significa que possuem de zero a 0,3 gramas dessa gordura por porção. Desde a obrigatoriedade de constar no rótulo a quantidade de gordura trans, os fabricantes passaram a não mais utilizá-la, apesar de algumas ainda a possuirem.

A gordura trans é uma gordura que nosso organismo não reconhece, ela é interpretada pelo nosso sistema digestivo como se fosse um polímero, um plástico. Essa gordura acumula nas artérias, sendo a longo prazo muito mais nociva que a gordura saturada.

Para manter a cremosidade da margarina sem utilizar-se de gorduras trans, foi criado um processo químico para modificar o óleo vegetal, algo muito recente, que ainda não possui dados conclusivos sobre os efeitos sobre o organismo humano. Contudo os primeiros resultados demonstraram que a gordura interesterificada, assim como a trans, não são metabolizadas.

Com essas informações não podemos ter certeza absoluta sobre qual é a melhor, manteiga ou margarina, contudo os dados apontam para a manteiga como mais saudável, mas como não são conclusivos os dados sobre a margarina, para quem gosta o ideal é escolher pelo rótulo aquelas que possuem menos gordura saturada, mais vitaminas e mais ômega 3.

Artigos Similares:

 avatar

Author: Paddy

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>