Mountain Bike modalidade do ciclismo – para pessoas que amam esporte com aventura

 

Mountain bike é uma modalidade do ciclismo, com o objetivo de transpor percursos com diversas irregulariedades e obstáculos. Mountain bike é praticado em estradas de terra, trilhas em montanhas e até na cidade.

 Mountain bike é um esporte que envolve resistência, destreza e auto-suficiencia. Auto-suficiencia para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.

A modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califórnia no meio da décado de 1950, através da brincadeiras de alguns ciclistas e surfistas que procuram por desafios diferentes daquelas que havia na época.

O equipamento mínimo na modalidade mountain bike, além de uma bicicleta adequada, é composto de capecetes, luvas, uma câmara de ar reserva, bomba de ar, água ou mistura isotônica, mochila com desposito ou cantil encaixado na bicicleta e alimentos, geralmente barrinhas de cereal, frutas, ou algo rico em carboidratos e que seja fácil de carregar.

As bicicletas montain bike diferem das demais bicicletas em diversos aspectos:

- Usam pneus mais largos e cardados, absorvem impactos de forma mais eficiente, são robustos, possui maior aderencia em terrenos elameados e oferecem maior controle e tração da bicicleta em terrenos acidentados, na areia e na lama.

- Usam amortecedores, na frente, atrás ou nos dois, conhecidas como biclicletas full suspension, projetadas para oferecer maior conforto e reduzir os impactos sentido pelos ciclistas e permitir maior controle da bicicleta.

- Possuem quadros reforçados e mais resitentes;

- Possuem aros de 24″ e 26″ e lançado a poucos anos o aro 29″;

- Relação de marchas variam de 21 marchas até 27 marchas;

- O guidão pode possuir diversos formatos.

Ha varias modalidades esportivas que podem ser incluidas na categoria mountain bike, como:

- Cross -country ou Xco;

- Trip Trail ou Maratona;

- Downhill ou DH;

- Freeride;

- 4X;

- Trial;

- BMX;

- Enduro de regularidade.


Artigos Similares:

 avatar

Author: Rosana

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>