Nariz escorrendo – Como acabar com esse incômodo

Mesmo não estando com qualquer tipo visível de problema no trato respiratório, vez ou outra nosso nariz começa a escorrer e isso acaba por ser um problema bastante incômodo, ainda mais se não estamos preparados com um lenço de papel.

O nariz faz parte do nosso complexo sistema respiratório e tem funções especiais, auxiliando nas percepções olfativas e no paladar, mas também aquece, limpa e umidifica o ar que inspiramos.

Para manter esse controle, o nariz de uma pessoa normal produz diariamente em torno de 1 litro de muco, mas mesmo assim não escorre, apesar de parecer uma quantidade imensa, o que ocorre é que o excesso é drenado e enviado para a garganta, e engolimos com a saliva, isso sem nem percebermos.

Quando ocorre alguma irritação ou alergia, o muco é produzido em quantidade superior a normal, para combater os corpos estranhos, e o excesso é tanto que não é possível que seja drenado todo para a garganta, então escorre pela cavidade das narinas, o que chamamos de nariz escorrendo, que em alguns casos o nome em Inglês é mais apropriado, running nose, pois o muco é tanto que parece mais correr do que escorrer.

Ninguém está livre deste mal, nem mesmo a Beyoncé

O nariz escorre basicamente por causa da gripe, da comida apimentada, de exercício físico e pode ocorrer até mesmo por estresse.

Nariz escorrendo – como acabar com esse incômodo

Cientistas conseguiram identificar que esse problema faz parte de um processo biológico que pode estar ligado ao sistema nervoso automático, que é quem controla ações involuntárias como a respiração.

Foi verificado que o neurotransmissor responsável por enviar as informações do sistema nervoso central para as glândulas nasais, essa substância química é chamada de acetilcolina.

Com essa informação em mãos os médicos tem utilizado o brometo de ipratropio para bloquear a acetilcolina, impedindo que o comando para nariz escorrer ocorrar.

Médicos americanos dizem que uma pequena dose do brometo de ipratropio 45 minutos antes da esposição ao frio ou de comer comida apimentada, pode evitar que o problema tenha início.

 

Exemplo de um medicamento com brometo de ipratropio

Pessoas que utilizaram o brometo de ipratropio atestaram ser muito eficiente e ficaram espantados com a eficácia.

É bom lembrar que o nariz pode ocorrer também por processos  inflamatórios, portanto, assim como outros remédios, antes de ser ministrado deve buscar-se orientação de um profissional da saúde.

Artigos Similares:

 avatar

Author: Paddy

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>