Planta Carnívora Curiosidades Sobre Ela

Planta carnívora existe a milhares de anos, existindo mais de 500 diferentes espécies dessas plantas, com preferencias alimentares. Para ser considerada carnívora, a planta precisa atrair, capturar, mater e digerir insetos ou pequenos animais.

A planta carnívora predadora fica aguardando, enquanto sua presa se aproxima sem imaginar que o perigo está próximo, ao posar na planta a presa é surpreendida, as mandíbulas do predador se fecham em volta do seu corpo, sem dar chance para a presa que tao logo começa a ser digerida.

A espécie de planta carnívora mais conhecida é a dionéia, e sua preferência são por insetos e aracnídeos como: Aranhas, moscas, largartas, grilos e lesmas.

As plantas carnívoras são capazes de?

  • Capturar insetos rastejantes pequenos;
  • Diferenciar entre alimento e não alimento;
  • Digerir a presa

A dionéia executa todo o processo por meio de um conjunto de folhas especializadas que são boca e estômago ao mesmo tempo.

Através dos chamados pêlos sensitivos que são os seis pêlos curtos e duros da superfície da armadilha, servem como um detector de movimentos da planta, se dois desses pêlos forem tocados, as folhas se fecham sobre o inseto em apenas meio segundo.

Assim que a presa estiver totalmente aprisionada começará então o processo de digestão, então a armadilha segrega sucos digestívos ácidos que, dissolvem os tecidos e membranas celulares da comida, o inseto é banhado por esses sucos em um período de até 12 dias, no qual o inseto é digerido e os nutrientes extraídos, a demora dependerá do tamanha do inseto, da idade da armadilha e da temperatura do ambiente.

Artigos Similares:

rosana.vieira@hotmail.com'

Author: Rosana

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *