Saúde

O que é Metabolismo – O que você sabe sobre esse assunto

Provavelmente muitas pessoas já ouviram falar sobre metabolismo, metabolismo lento. Mas muitos talvez tenham um conhecimento limitado sobre o assunto, desconhecendo como o metalismo atua realmente no nosso organismo.

Mas, o que é Metabolismo? É um conjunto de reações quimicas que ocorrem no organismo afim de que esse gaste energia. Tais ações ocorrem em dois processos, o Anabolismo e o Catabolismo. Vamos entender como cada um deles atua no nosso corpo.

Anabolismo: Cria moléculas complexas à partir de moléculas simples.

Catabolismo: Decompõe as moléculas complexas.

Quando o Anabolismo trabalha superando a atividade do Catabolismo, o organismo ganha peso e ocorre inversamente a perda de peso quando o Catabolismo supera as atividades do Anabolismo.

O que é Metabolismo e Taxa Metabolica? Metabolismo é a quantidade de energia (calorias) que o seu corpo queima para se manter ativo. A velocidade que o seu corpo queima calorias é chamada de Taxa Metabólica. Em grande parte a taxa metabólica de cada um é determinada pelo fator genética, algumas pessoas tem um metabolismo lento, com isso tem dificuldade em emagrecer, o metabolismo lento leva ao acumulo de gordura. Algumas pessoas tem metabolismo médio e umas poucas metabolismo rápido.

O que é Metabolismo e o que afeta?

O tecido muscular é o que mais afeta o metabolismo, quanto mais músculos você tiver, mais calorias você vai queimar, independente de sua idade ou nível de atividade. Os músculos são tecidos vivos e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24 horas por dia todos os dias.

Para conseguirmos massa muscular e ganhar peso de forma saudável, devemos limitar a quantidade de calorias em cada refeição ao longo do dia. Quando comemos demais em cada refeição, o que acontece é um acumulo de gordura no nosso organismo.

Comer refeições pequenas de três e em três horas é o mais indicado, melhor comer pequenas quantidades de comida e deixar o metabolismo processar esses alimentos antes de comer novamente.

Artigos Similares:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *